No dia 5 de julho, das 16h às 17h (horário de Manaus) – 17h às 18h (horário de Brasília), o #NuPAAconvida receberá Taciano Soares para um bate-papo sobre as obras da companhia Ateliê 23 que se valem de material (auto)biográfico e documental intencionando revelar as Bionarrativas Cênicas.
Sobre a apresentação:
A pesquisa olha para as obras da companhia Ateliê 23 que se valem de material (auto)biográfico e documental intencionando revelar as Bionarrativas Cênicas como um caminho possível na construção de movimentos empáticos entre ator e espectador em favor de vidas tidas como precárias. Considerando o objeto da pesquisa como um campo interdisciplinar mediado pelo olhar da autoetnografia e da cartografia, sua construção se dá convocando noções interdependentes, mas fundamentais para a compreensão dos atravessamentos que o grupo investiga em cena e que vão desde o teatro performativo às neurociências cognitivas. A investigação pauta-se na revisitação do trajeto criativo das obras Persona (2015), Sobre a adorável sensação de sermos inúteis (2016) e Helena (2018) ao observar documentos de processo, tendências e depoimentos dos artistas criadores, sob a ótica da crítica de processos criativos. A pesquisa aponta o uso de dispositivos de dor e violência pelo grupo, com a pretensão de elaborar novas relações com o espectador, imbuídos de conceitos norteadores como a condição precária da vida e a estética de choque. O espetáculo, como possibilidade intencionada na produção de presença e experiência, alia-se à noção de sentido como atividade dos neurônios-espelho – fundamentais à construção de empatia como reconhecimento de si no outro. A pesquisa, dessa forma, tende a concluir que o uso do documento vivo em cena, reverbera na percepção da consciência e dialoga com o poder da comoção que a arte possui, como ato político de existência e sobrevivência de uma comunidade.
Taciano Soares: Artista da cena, diretor, produtor e gestor cultural. Doutor em Artes Cênicas e Mestre em Cultura e Sociedade, ambos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Há 15 anos atua em obras de teatro, dança, performance e audiovisual. Foi Secretário Executivo de Cultura do Estado do Amazonas e Diretor de Teatros e Centros Culturais do Estado. Tem experiência na docência do ensino superior em: graduação em Teatro, pós-graduação em Gestão e Produção e Cultural e pós-graduação em Ensino de Arte. Desenvolve pesquisas no Teatro: a encenação, a atuação e o espectador contemporâneos, bionarrativas cênicas; e na Gestão Cultural: consumo e políticas culturais, públicos das artes. Atualmente coordena o projeto de pesquisa intitulado “Bionarrativas do Amazonas: construção de imaginários possíveis a partir de corpos reais de Parintins”, com financiamento pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM. É, ainda, autor do livro “Públicos do Teatro em Manaus”.
Mediação: Bruna Mazzotti e Davidson Xavier
*O encontro será online, realizado por videochamada pelo GoogleMeet. As inscrições podem ser feitas pelo formulário neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSelFmL2uW5XgtU_rFQIHuHMtrc9UykuGQ-cpOhJ9_uCthT2fQ/viewform?usp=sf_link
O link para a sala do Google Meet será enviado para o email das pessoas inscritas 1 hora antes do início do evento.
