O grupo de pesquisa NuPAA/UFG/CNPq marcou presença no X Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica – CIPA. O evento aconteceu de 20 a 23 de maio na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, em Salvador, e teve como tema “Insubordinações da Pesquisa (Auto)Biográfica: Democracia, Narrativas e outros modos de vida”.
Apresentaram comunicações orais:
Bernardo Morais (mestrando da Linha B/PPGACV), Filme-ensaio autobiográfico Trívio: reflexão poética sobre o tempo da bestage
Bruna Mazzotti (doutoranda da Linha B/PPGACV), Amor como matéria prima: operações do autobiográfico em três performances
Lívia Chagas (mestranda da Linha B/PPGACV), ‘Casamento’: prática artística e metodologia autobiográfica
Daniela Marques (doutoranda da Linha B/PPGACV), Vias de escape: desvios fálicos
Denise Jácomo, mestranda e membro do grupo de pesquisa da Linha B do PPGACV também esteve presente no evento apresentando o trabalho “Revivescendo memórias a partir de fotografias e experimentações (auto)biográficas entre o saber, o lugar e a história”








O NuPAA também se fez presente com a participação da profa. Manoela numa Sessão de Grupos de Pesquisa e num Simpósio Internacional, ambos com publicação de texto completo nos livros organizados pelo evento.
A Sessão de Grupos de Pesquisa intitulada PRÁTICAS POÉTICAS E POLÍTICAS DA PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA NAS ARTES foi proposta pelas professoras Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues/UFG, Cláudia Mariza Mattos Brandão/UFPel, Silvana Barbosa Macêdo/UDESC e Maria Evany Nascimento/UEA como um movimento que gera visibilidade para pesquisas artísticas que promovem interlocuções entre a arte contemporânea e a pesquisa (auto)biográfica. A Sessão ocorreu no dia 21 de maio, na sala 2 do DEDC/UNEB, das 10h30 às 12h30. O texto, de mesmo título da Sessão, foi escrito pelas quatro professoras e publicado no livro Redes de pesquisa e movimentos insurgentes, organizado pelos autores Elizeu Clementino de Souza, Mariana Martins de Meireles, Rosvita Kolb Bernardes (caso deseje acessar o texto, entre em contato com manoelaafonso@ufg.br).


Resumo: Esta proposta de sessão de grupos de pesquisa reúne quatro artistas, professoras universitárias, integrantes de programas de pós-graduação da área Artes (área 11 da Capes) e coordenadoras de grupos de pesquisa ativos, atuantes em suas comunidades e cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) em duas áreas predominantes do CNPq, a saber: Linguística, Letras e Artes (área específica Artes) e Ciências Humanas (área específica Educação). O objetivo da sessão é compartilhar abordagens de pesquisa, processos de criação, processos educacionais e resultados artísticos de investigações recentes realizadas nos grupos de pesquisa que lideram, mencionados a seguir seguindo a ordem crescente dos anos de fundação: Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação – PhotoGraphein/UFPel (2004), Pelotas/RS; Articulações Poéticas – AP/UDESC (2016), Florianópolis/SC; Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas – NuPAA/UFG (2017), Goiânia/GO; Diversa – UFAM (2021), Manaus/AM. No intuito de observar os traços comuns e singularidades das práticas poéticas e políticas da Pesquisa (Auto)Biográfica nas Artes, a sessão buscará estabelecer um espaço de diálogo para reconhecer as forças acadêmica, artística e narrativa que mobilizam as atividades de cada grupo de pesquisa coordenado pelas professoras artistas que partem de suas trajetórias profissionais, de vida e de criação no campo específico das Artes para pensar e praticar o (auto)biográfico em suas pesquisas. Portanto, refletirão sobre as formas de pensar e fazer Pesquisa (Auto)Biográfica em meio às diversas experimentações de meios e linguagens artísticos. O debate proposto é inovador e, através dele, almeja-se fomentar uma rede de intercâmbios que incentive artistas a se aproximarem do debate mais aprofundado sobre as articulações entre Pesquisa (Auto)Biográfica e Pesquisa em Arte, com ênfase nas poéticas artísticas e processos de criação.
Palavras-chave: Artes. Poéticas. Processos de Criação.
Já o Simpósio Internacional, intitulado Estudos e práticas (auto)biográficas criativas: diálogos em rede, foi proposto por Elsa Lechner/UC em colaboração com as professoras Karlla Christine de Araújo Souza/UERN, Rosvita Kolb/UFMG, Delmary Vasconcelos de Abreu/UnB e Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues/UFG. A profa. Manoela publicou o texto intitulado A virada artística nos estudos auto/biográficos: poéticas, linguagens, fazeres e processos de criação no livro Narrativas e corpos em trânsito: Resistências e insubordinações, organizado por Elizeu Clementino de Souza, Ana Chrystina Mignot e Paula Perin Vicentini (caso deseje acessar o texto, entre em contato com manoelaafonso@ufg.br).


Do total de trabalhos enviados para o CIPA (603), 13,4% (81 trabalhos) foram submetidos ao Eixo 4 – Memória, História, Literatura e Artes, segundo eixo que mais recebeu trabalhos na edição de 2024, ficando atrás apenas do Eixo 2 – Espaços formativos, memórias e narrativas (53,8%).
O NuPAA está sediado em Goiânia, Goiás, na UFG – Região Centro-Oeste, portanto os 7 trabalhos enviados pela Linha B do PPGACV integraram o conjunto de 69 trabalhos provenientes da região, marcando assim presença neste congresso com o objetivo de somar esforços na abertura de espaços para o debate específico das artes nesse evento.
A receptividade das comunicações orais, sessão de grupos de pesquisa e simpósio internacional foi calorosa, o que motiva os trabalhos, reflexões e práticas a serem conduzidas em nosso grupo de pesquisa nos próximos anos, certas de que a abordagem Pesquisa Autobiográfica em Arte contribui para o debate sobre o fazer artístico como pesquisa em arte em diálogo com os estudos auto/biográficos.