Seminário 15 – com Felipe Santos

No 15° Seminário de Pesquisa em Arte e Autobiografia do NuPAA, que aconteceu no dia 19 de julho de 2021, o estudante do curso Artes Visuais – Bacharelado e pesquisador de Iniciação Científica, Felipe Santos, apresentou processos e resultados de sua pesquisa artística sobre Autobiogeografia e Memória de Família, em que problematiza questões ligadas à memória na produção artística movidas pelo tema ausência paterna.

Seu trabalho foi aprovado na categoria Resumo Expandido para apresentação no 30° Encontro Nacional da Anpap, a ser realizado no final de setembro. O texto será publicado posteriormente nos anais do evento. Confiram abaixo o resumo:

RESUMO: Neste texto, apresento alguns resultados da pesquisa de iniciação científica desenvolvida na Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG) no contexto do plano de trabalho intitulado Autobiogeografia numa pesquisa em arte sobre memória de família. Utilizei a abordagem autobiogeográfica para desenvolver uma produção artística em desenho e fotografia que partisse de perguntas, inquietações e percepções sobre a ausência paterna. A proposta também se nutriu do diálogo constante com a produção de outros artistas como Rosângela Rennó, Rafael Goldchain, Cláudia Cristóvão e Dalton Paula. Por fim, neste resumo expandido, apresento os meus trabalhos artísticos intitulados Tríade da Ausência (2020), Presente Ausente (2020) e Ausência no Hipocampo (2020), por meio dos quais exploro questões como memória, álbuns de família, registro e ausência.

PALAVRAS-CHAVE: Ausência paterna; Autobiogeografia; Álbuns de família; Memória de Família; Artes Visuais.