As atividades da segunda turma da disciplina de Núcleo Livre – FAV0751 Laboratório de Práticas Autobiogeográficas foram encerradas no dia 10 de junho de 2021. Nesse dia, trocamos e lemos cartas contando um pouco sobre os percursos, aprenderes e autobiogeografias que fomos criando e vivendo ao longo dos 16 encontros realizados no semestre 2020-2.
E ementa da disciplina prevê atividades ligadas aos seguintes assuntos, que foram atravessados por dois eixos principais – a memória de infância mais retoma e o sonho mais vívido: Opção decolonial. Escritas de si e Política do Lugar. Atos autobiográficos e práticas coletivas. Autobiogeografia como metodologia decolonial. Arte como lugar de enunciação. Autobiogeografia na prática.
Tivemos também a participação de estudantes de iniciação científica, mestrandes e doutorandes, membres do NuPAA, artistas que generosamente compartilharam seus processos de criação com este grupo de estudantes: Autobiogeografia e Mulheridade com Levi Nascente; Autobiogeografia e Histórias de Família com Felipe Santos; Autobiogeografia e Narrativas de Deslocamento com Jeise Kelli; Oniropoéticas com Mariana Caldas; Espaços autobiográficos com Dare Arantes, Eddy Pontes, Fernanda Oliveira, Fernando Santos; Econarrativas visuais com Ingrid Costa; Poéticas de Libertação com Lucélia Maciel; O sonho na criação artística com Manuela Costa; Processos artísticos autobiográficos: casa, corpo e mulher, com Debora Taiane.
