IX CIPA – 2021

De 1 a 4 de junho aconteceu o IX Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica – CIPA: https://ixcipa.biograph.org.br

No dia 3 de junho, Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues apresentou a comunicação oral Pesquisa Autobiográfica em Arte, compartilhando parte dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no grupo de pesquisa NuPAA.

Resumo: Este texto tem como objetivo sinalizar a emergência da Pesquisa Autobiográfica em Arte no Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas – NuPAA/CNPq, da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Primeiramente, ressalta-se a especificidade da pesquisa acadêmica centrada no fazer artístico. Em seguida, destaca-se a relevância de pesquisas em arte que utilizam fontes biográficas e autobiográficas, incorporando-as aos processos de criação. Ao final, toma-se como exemplo a pesquisa Incursões na Zona Neutra, de Matheus Pires, em que a prática se vale das relações do artista com o pai e desemboca na problematização artística da atual polarização política no Brasil.

Palavras-chave: Pesquisa Autobiográfica em Arte. Pesquisa em Arte. Processos de Criação. Poéticas Artísticas. Artes Visuais.

*Em breve, os textos apresentados no congresso estarão disponíveis nos anais do evento.