Integrantes do NuPAA são aprovadas na seleção do Mestrado em Arte e Cultura Visual da UFG

É com alegria que comunicamos que as integrantes do NuPAA, Manuela Costa e Julliana Oliveira, foram aprovadas no processo seletivo de 2020 para o Mestrado em Arte e Cultura Visual, na linha B – Poéticas Artísticas e Processos de Criação, sob orientação da professora Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues.

Manuela Costa desenvolverá o projeto OPARÁ NASCE DA MINHA CABECEIRA: CONSTRUÇÕES SIMBÓLICAS DE SI A PARTIR DE PROCESSOS DE CRIAÇÃO DESPERTADOS POR UMA NATUREZA EM ESTADO DE SONHO. Nesta proposta, segundo a artista, “propõe-se uma pesquisa em arte que desenvolva articulações entre as práticas do Lugar do Sonho e o Devaneio Poético a partir de Sonhos de Natureza, como processo de criação de práticas artísticas voltadas à construção simbólica de si”.

Já Julliana Oliveira desenvolverá a pesquisa intitulada SOBRE A PRESENÇA APÓS A PARTIDA. Segundo Julliana, “o projeto foi propulsionado por uma experiência pessoal, o que já indica seu caráter autobiográfico. Mas para além de contar minha história e rememorar a experiência de vida na relação com minha avó, é sobre como essa prática pode confrontar a noção de sujeito universal, responsável pela sensação de des/identidade que o enterro sem velório provocou. É quase uma investigação genealógica capaz de colocar em prova uma série de limites que podem ser transpostos, como a fronteira que possa existir, por exemplo, entre o público e o privado. E assume como prática poética a construção de um memorial”.

Parabéns às duas artistas pesquisadoras!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s