Sonho de Quarentena

SonhoDeQuarentena

No dia 18 de abril de 2020 demos início à ação SONHO DE QUARENTENA. Esta é uma ação do Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas – NuPAA coordenada pela professora Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues com a colaboração da artista Manuela Thayse Costa Silva, ex-aluna do curso Artes Visuais Bacharelado da FAV/UFG que desenvolveu uma pesquisa de conclusão de curso focada na observação das relações entre processos de criação e processos oníricos na sua pesquisa artística. Certas de que o sonho é uma forma de conhecimento, a ação SONHO DE QUARENTENA nasce, então, do interesse das duas pesquisadoras do NuPAA nas práticas ligadas ao sonhar bem como nas narrativas e imagens provenientes do universo do sonho.

Esta proposta integra a rede de ações coletivas RIA40tena – Rede Interinstitucional de Ações Coletivas de Universidades do Brasil e America Latina e acontece continuamente no perfil do Instagram @sonho.ria40tena. O objetivo é reunir e compartilhar relatos e imagens de sonhos das pessoas que estão vivenciando a quarentena devido ao #covid19 no Brasil e no mundo em 2020.

As chamadas para participar da ação são feitas todos os sábados nas rede do Facebook e Instagram da rede #RIA40tena. O projeto está previsto para acontecer durante todo o período de distanciamento e isolamento físico devido à pandemia.

Convidamos sonhadoras e sonhadores não só a compartilhar seus sonhos, mas também a ler e se emocionar com os sonhos já publicados. Para participar da ação é muito simples:

1. Encontre o nosso perfil no Instagram: @sonho.ria40tena

2. Sonhe, anote seu sonho e produza uma imagem que tenha alguma relação com o que você sonhou. A imagem pode ser figurativa, abstrata, pode ser fotografia, desenho, colagem, montagem, vídeo, gravura, pintura, aquarela, dentre outras. Crie uma imagem como você desejar.

3. Envie texto e imagem por mensagem privada (DM) indicando como você quer que seu nome apareça nos créditos: pode ser nome, pseudônimo ou, se preferir, uma publicação anônima.

Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco pelo email: sonho.ria40tena@gmail.com

Referências:

FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos. Rio de Janeiro: Imago, 2001.

FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO, Mostra do redescobrimento / Imagens do Inconsciente. São Paulo: Associação Brasil 500 anos Artes Visuais, 2000 (catálogo de exposição).

GALLAGHER, Ann (ed.). Susan Hiller. London: Tate Publishing, 2011.

HELGUERA, Pablo. Education for socially-engaged art: a materials and techniques handbook. New York: Jorge Pinto Books, 2011.

JUNG, Carl Gustav. Memórias, sonhos, reflexões. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.

JUNG, Carl Gustav (org.). O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

RIBEIRO, Sidarta. O oráculo da noite: a história e a ciência do sonho. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s