Poéticas Artísticas e Práticas Colaborativas para Futuros Sustentáveis

De 16 a 18 de outubro de 2019 aconteceu o Simpósio Temático Poéticas Artísticas e Práticas Colaborativas para Futuros Sustentáveis, durante o Conpeex 2019, na Universidade Federal de Goiás. O simpósio teve como objetivo reunir pesquisas no campo das poéticas artísticas e das práticas socialmente engajadas com foco no tema sustentabilidade. Projetos de pesquisa em arte e áreas afins envolvendo abordagens como o ecofeminismo, a pedagogia crítica e a decolonialidade foram especialmente bem-vindos. A proposta desse simpósio nasceu no âmbito da linha de pesquisa Autobiografia e Decolonialidade nas Práticas Artísticas Contemporâneas, liderada pela Professora Dra. Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues, no Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas (NuPAA). As ações desenvolvidas nessa linha buscam incentivar discussões, práticas artísticas e investigações teóricas que se instauram a partir do entrecruzamento dos campos da arte, da decolonialidade e da autobiografia, com foco na política do lugar e buscando tecer relações entre as esferas das experiências, narrativas e práticas individuais e coletivas.

Durante os três dias de realização do evento, buscamos criar um espaço de reflexão, diálogo e enunciação sobre a relevância das poéticas artísticas e das práticas socialmente engajadas num momento crítico para o campo ambiental em nosso país. Perguntamos: Que estratégias artistas, pesquisadores da arte e demais profissionais da cultura têm adotado frente à responsabilidade com a sustentabilidade planetária?

O simpósio tem grande relevância para a comunidade interna e externa à UFG, constituindo-se como importante espaço de convergência para artistas e demais profissionais que vêm atuando no campo das colaborações, da sustentabilidade, da educação e das histórias de pessoas, comunidades e instituições engajadas nas causas ambientais. Artistas ao redor do mundo estão envolvidos em debates e ações de conscientização sobre problemas ambientais enfrentados em diversas localidades e escalas. Um dos nossos anseios é fomentar tal discussão na UFG, em Goiânia e no Estado de Goiás a partir do campo da pesquisa em arte em diálogo com os estudos autobiográficos e decoloniais.

Palavras-chave: Arte Socialmente Engajada; Colaboração; Comunidade; Narrativas de Vida; Sustentabilidade; Pesquisa em Arte

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

*DIA 1: 16/10 – Quarta-Feira, Centro de Aulas A – sala 103

15h às 15h15 – Abertura do Simpósio, com Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues
15h15 às 17h – Roda de conversa compartilhada, com Bárbara Lopes (palestrante convidada): A construção de cidades saudáveis e sustentáveis por meio da (re)conexão viva com o solo

19h às 21h – Local: Cine UFG
Ken Saro-Wiwa, Presente! – Documentário longa-metragem (2017, 82 min). Direção: Elisa Dassoler

*DIA 2: 17/10 – Quinta-Feira, Centro de Aulas A – sala 103
16h às 16h20: Eliane Maria Chaud. Poéticas compartilhadas: jardim das artes.
16h20 às 16h40: Don Gomes Alves. Simbiose: Práticas colaborativas e compartilhamento do sensível como ações conectivas com Gaia.
16h40 às 17h: Ingrid Costa e Matheus Ra’Ztro. Cartas para a Terra: diálogos entre arte socialmente engajada, meio ambiente e consciência cósmica.
17h às 18h: Discussão

DIA 3: 18/10 – Sexta-Feira, Centro de Aulas A, sala 103
15h às 15h20: Lucas Afonso de Souza. Entre margaridas e samambaias: mulheres, terra e vida.
15h20 às 15h40: Juliana Durando Santos. Melhorias habitacionais: hackatons e as novas propostas de interação entre oferta e demanda na arquitetura.
15h40 às 16h: Discussão
16h às 17h: Encerramento com Edith Lotufo (palestrante convidada) – Mais que uma onda: design para a sustentabilidade.

*Os resultados dos diálogos e trocas estabelecidos durante o simpósio serão compartilhados em breve.

 

1 Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s