Núcleo NuPAA Museu da Pessoa

O Núcleo NuPAA Museu da Pessoa é o primeiro Núcleo do Museu da Pessoa do Estado de Goiás. Nasceu em 2023, a partir do reconhecimento da vocação extensionista do grupo de pesquisa Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas – NuPAA/UFG/CNPq desde a sua fundação, em 2017. Vinculado ao projeto de extensão guarda-chuva PJ007-2024 Contar o fazer: das escritas de vida aos escritos de artista (PROEC/FAV/UFG), o Núcleo NuPAA Museu da Pessoa é formado por uma equipe de artistas pesquisadoras/es que buscam investigar, registrar e socializar a memória de artistas que integram ou já integraram o NuPAA, com especial atenção aos seus percursos formativos, às escolhas profissionais, fazeres artísticos, bem como estratégias de circulação e permanência nos diversos circuitos da área de Artes (ensino, pesquisa, extensão, produção cultural, mercado, associações e demais entidades com ou sem fins lucrativos etc.).

A missão do Núcleo NuPAA Museu da Pessoa é se transformar num centro de referência para estímulo, registro e socialização da memória de artistas em fase de formação, início de carreira e primeiros anos da consolidação profissional, com ênfase nas histórias de vida entrelaçadas ao fazer artístico, aos processos de criação e formação de artistas. Espera-se que o material gerado possa contribuir para o conhecimento dos percursos formativo, artístico e profissional de artistas em formação, início de carreira ou recém-consolidação, gerando dados para fundamentar debates sobre a formação de artistas em âmbitos formal (Bacharelados, Especializações, Mestrados e Doutorados) e não-formal (oficinas, residências, ateliês, e outros). O Núcleo NuPAA Museu da Pessoa aposta que as histórias narradas por artistas em formação, início de carreira e/ou recém-consolidados podem apontar para desafios e caminhos ainda não mapeados, oferecendo pistas sobre as demandas atuais de formação e inserção profissional de artistas, sobretudo no Estado de Goiás.

A metodologia utilizada se beneficia da Tecnologia Social da Memória (Museu da Pessoa, 2009) e dialoga com outras abordagens, como a Pesquisa Autobiográfica em Arte (Rodrigues, 2021), o Círculo de Cultura (Paulo Freire), a Pesquisa Narrativa e a Pesquisa (Auto)Biográfica.

Acompanhe o nosso trabalho em: @nucleonupaa

Para conhecer o Museu da Pessoa, acesse: museudapessoa.org e https://www.nucleosmuseudapessoa.org/

▪️ Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues. Artista, professora e pesquisadora dos diálogos entre as Poéticas Artísticas e os Estudos Auto/Biográficos. PhD pelo Chelsea College of Arts, UAL, Londres. Mestra em Arte e Cultura Visual pela FAV/UFG. Fundadora do Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas – NuPAA/CNPq/UFG. Desde 2018 é membro da Associação Brasileira de História Oral – ABHO. Linhas de investigação: Pesquisa Autobiográfica em Arte; Autobiogeografia. Coordenadora do Núcleo NuPAA Museu da Pessoa.

▪️ Bruna Mazzotti: Artista e professora. Doutoranda em Arte e Cultura Visual (UFG), bolsista CAPES. Mestra em Artes Visuais (UFRJ), Licenciada em Artes Visuais (UFAM). Pesquisadora e realizadora de performances, propondo trabalhos colaborativos e participativos. Integra o Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas (NuPAA/ UFG/CNPq).

▪️ Daniela Marques: Artista visual e pesquisadora. Investiga gênero e sexualidade através da prática artística sob um viés autobiográfico. Possui mestrado concluído e doutorado em andamento no Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual. Bolsista FAPEG.

▪️ Luiza Barra: Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual na UFG, na linha de pesquisa Poéticas Artísticas e Processos de Criação, onde concluiu o Mestrado. Integrante do NuPAA/UFG/CNPq. Possui licenciatura e bacharelado em Artes Visuais pela UFU. Participou de várias exposições, dentre elas as coletivas “Corpos Pulsantes”(UFU, 2019), “antes que acabe em nós nosso desejo (Vila Cultural Cora Coralina, Goiânia, 2022), Um Movimento e Meio (CCUFG, 2024).

▪️ Matheus Vieira: Artista visual, natural de Santa Inês – MA, graduando na FAV/UFG e bolsista PROBEC/UFG. Sua pesquisa atual explora a performance como meio de comunicar aspectos da experiência humana que resistem à linguagem verbal, adotando uma abordagem autobiográfica e desenvolvendo estratégias para atualizar e aprofundar o debate sobre o corpo nas Artes Visuais.