A defesa de mestrado de Yuri Silva Martins, artista e pesquisador integrante do NuPAA, vinculado à linha de pesquisa Materialidades e Imaterialidades Auto/Biográficas nas Poéticas Artísticas e Processos de Criação, acontecerá no dia 24 de fevereiro de 2026 (terça-feira), às 14h30min (horário de Brasília), online. A pesquisa foi conduzida em 2024 e 2025 na Linha B do PPGACV/FAV/UFG, sob orientação da Profa. Dra. Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues.
Área de concentração: Artes, Cultura e Visualidades.
Linha de Pesquisa B: Poéticas Artísticas e Processos de Criação – Investigação de cunho teórico-prático do fazer artístico e seus processos de criação. Pesquisa de técnicas, materiais e suportes na produção do trabalho artístico. Estudo e experimentação de articulações entre teorias, narrativas e linguagens na produção de poéticas artísticas, com ênfase dos processos de criação.
Título da pesquisa: CORPOMONTAGEM: intimidades cênico-visuais de um corpo autofabulado
Resumo: A pesquisa que apresento, por meio das palavras e imagens desta dissertação, propõe a exploração do termo “corpomontagem”, criado por mim e entendido como um espaço cênico-visual multimidiático que possibilita a experimentação de montagens, remontagens e desmontagens do meu corpo, endereçando-o à fabulação e resultando em contravisualidades. Partindo da abordagem da Pesquisa em Arte e ancorando-me na Pesquisa Autobiográfica em Arte, a investigação se apropria de práticas artísticas autorais de fotoperformance e montagem digital, transitando entre os ambientes visuais e cênicos, assim como por espaços íntimos e coletivos. Recorrendo aos estudos da fabulação crítica, esta pesquisa investiga como imagens construídas em processos de montagem cênico-visuais performam afetos, desejos, traumas e fragilidades de um corpo que se (re)inventa ao se (re)montar. Disposta em três capítulos, esta dissertação busca percorrer os seguintes caminhos: o primeiro, conceituando a corpomontagem; o segundo, permeando os debates sobre autorrepresentação, autorretrato e autofabulação; e o terceiro, analisando alguns trabalhos produzidos por mim ao longo do percurso no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV/ FAV/UFG) – Linha de Pesquisa B: Poéticas Artísticas e Processos de Criação. Combinando escrita performativa, poemas, sentimentos e uma prática autobiográfica, esta dissertação explora o ruído, ancora-se em investigações de montagem e desmontagem e encontra na fabulação o caminho para a construção de outras narrativas de existência e resistência.
Palavras-chave: corpomontagem; pesquisa autobiográfica em arte; montagem; fabulação crítica; visualidades.
