TCC de Alessandra Pires para leitura e download

Informamos que o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Alessandra Pires dos Santos Silva está disponível no repositório do Sistema de Bibliotecas da UFG e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD.

PEGA, PICOU, VAI PICAR, MAMBA NEGRA! Um corpo expandido na confluência das Artes Visuais com o Vogue Femme

Resumo: Esta pesquisa de conclusão de curso é resultado das experiências significativas que vivi durante a trajetória no curso Artes Visuais Bacharelado, principalmente aquelas que promoveram o encontro entre a minha existência como pessoa travesti negra, as práticas em Artes Visuais e a vivência da cultura Ballroom. A pesquisa se desdobra da investigação na Iniciação Científica, momento em que refleti sobre como a expressão Vogue Femme, originada na cultura Ballroom, se constitui como uma manifestação ancestral de resgate e relembrança de expressões e identidades que foram reprimidas, trazendo um empoderamento de si e da existência no mundo. Nesse percurso inclui também minha atuação no Coletivo Xica Manicongo, por meio do qual participei de conquistas institucionais importantes para a comunidade trans e travesti na Universidade Federal de Goiás e da organização de ações como o Baile da Visibilidade Trans. A partir dessas vivências, propus debater um corpo expandido que faz arte na confluência das Artes Visuais e da cultura Ballroom, propondo um diálogo entre a pintura e a performance, onde compreendi meu corpo como elemento ativo na construção da obra. Por meio dessa aproximação, investiguei como os gestos performativos podem produzir pintura e como a pintura pode se desdobrar em ação, presença e movimento. Esse processo me conduziu ao debate do conceito de corpo/pintura expandida, no qual o corpo não apenas cria a imagem, mas também se torna a própria superfície e território da pintura, partindo da expressão do Vogue Femme e outros elementos da cultura Ballroom, ampliando as fronteiras entre suporte, gesto e expressão. A metodologia adotada é a Pesquisa Autobiográfica em Arte, somada aos conceitos de Escrevivência e TRANSescrevivência. O objetivo desta pesquisa de TCC foi investigar, a partir de uma perspectiva autobiográfica, como a cultura Ballroom em diálogo com as Artes Visuais pode se constituir como meio de expressão e de (re)existência em contextos sociais racistas, transfóbicos e opressores. Dessa forma, busquei estimular poéticas artísticas e processos de criação inspirados na cultura Ballroom que pudessem se constituir como um processo poético e político de resistência, em que minha história seja contada através da arte.

Palavras-chave: Cultura Ballroom; Vogue Femme; Corpo trans; Racialidade; Artes Visuais.

SILVA, Alessandra Pires dos Santos. Pega, picou, vai picar, mamba negra! Um corpo expandido na confluência das Artes Visuais com o vogue femme. 2025. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Visuais) – Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2025..

Link: https://repositorio.bc.ufg.br//handle/ri/29204