Os Anais Eletrônicos da XV Reunião de Antropologia do Mercosul – XVRAM estão no ar! Acesso pelo link: https://www.ram2025.sinteseeventos.com.br/anais/divisao/lista
Alessandra Pires, artista integrante do NuPAA e estudante do curso de graduação Artes Visuais Bacharelado na FAV/UFG, apresentou o trabalho Ballroom e as artes: práticas e poéticas como tecnologias ancestrais de sobrevivência Trans, negra e marginalizada, no GT 055: Ballroom, Artivismo e Performance: estratégias LGBTQIAPN+ para superar as Estruturas Cisnormativas. O texto está disponível aqui. Confiram o resumo:
Este trabalho aborda os processos e resultados da pesquisa em arte que conduzi como bolsista do Programa de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação (PIP), de 09/2023 a 08/2024, na Faculdade de Artes Visuais (FAV), da Universidade Federal de Goiás (UFG). O objetivo foi criar diálogos artísticos entre as Artes Visuais e a estética Vogue Femme, expressão de dança/performance originada na Cultura Ballroom, da qual faço parte como Mother da House of Mamba Negra, capítulo Goiás. Sou integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas – NuPAA/UFG/CNPq, portanto utilizei a abordagem Pesquisa Autobiográfica em Arte para observar como as fontes auto/biográficas, materiais e imateriais, poderiam ressaltar os aspectos políticos e poéticos presentes em minha vida, entrelaçando-os com problemáticas sociais mais amplas. Parti de um exercício de autolocalização como artista, trans negra, que participou da construção do coletivo Xica Manicongo em Goiás, através do qual atuo em prol da visibilidade trans na UFG, onde sou graduanda em Artes Visuais. Agora, ao dar continuidade à pesquisa em meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), busco interlocução com outras artistas e pesquisadoras da Cultura Ballroom. Para dialogar com a proposta do GT055 da XV RAM, proponho um exercício de aproximação entre a pesquisa autobiográfica em arte e a autoetnografia no contexto de pesquisas artísticas realizadas em âmbito universitário por pessoas trans.
