Bate-papo com a artista Luiza Domingos Barra, 20/10/2025, segunda-feira, das 10h às 11h40 na sala 13 da FAV/UFG.
A fala pretende compartilhar experiências, processos, procedimentos e confluências de interesses de pesquisa e poéticas artísticas autobiográficas que têm início no curso de graduação em Artes Visuais (UFU) e começaram a ser desdobradas no Mestrado e, agora, aprofundadas no Doutorado, na Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (UFG).
Como bisneta de imigrantes libaneses em Uberlândia/MG, por parte da família materna, o convívio com a cultura árabe perpassa as questões feministas que ganharam, nas suas produções artísticas e teóricas, direções críticas às visualidades orientalistas e coloniais, principalmente através do estudo do pensamento de Edward Said desde a graduação. Os trabalhos artísticos que serão apresentados são resultados deste percurso de investigação e se materializam em fotografias, livros de artista, vídeo e performance.
Luiza Domingos Barra é Doutoranda na linha de pesquisa (B) Poéticas Artísticas e Processos de Criação, do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV – com apoio Capes), Programa onde obteve o título de Mestra em Arte e Cultura Visual, com pesquisa apoiada pela FAPEG/GO. É integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas (NuPAA/UFG/CNPq). Sua pesquisa percorre os estudos auto/biográficos relacionados à ancestralidade árabe-libanesa, aos processos contra-coloniais nas artes e aos feminismos. Participa das atividades do Centro de Estudos Árabes e Islâmicos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Grupo de Pesquisa Feminismos nas Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlandia (UFU/CNPq). Possui Licenciatura em Artes Visuais (2018) e Bacharelado em Artes Visuais (2019), ambos pela Universidade Federal de Uberlândia (IARTE/UFU).