Tese de Don Gomes Alves para leitura e download

Informamos que a Tese do Doutor em Arte e Cultura Visual, Don Gomes Alves, está disponível no repositório do Sistema de Bibliotecas da UFG e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD.

De UmDon a Ser Árvore: processos de criação autobiopoéticos

Resumo: Nesta pesquisa autobiográfica em arte, experimento aproximações entre processos de criação em Artes Visuais, perspectivas autobiográficas e consciência planetária para compreender o movimento peculiar que emergiu em minha pesquisa artística quando decidi entrelaçar memórias, histórias, arquivos, anseios de infância e juventude aos fazeres do artista e professor que hoje busca saber quem é e quem deseja vir a ser em meio aos seus processos críticos, poéticos e políticos de conexão com o planeta Terra. Nesta tese apresento, portanto, o conceito de autobiopoética como uma estratégia de representação de si, um fazer que transborda a “grafia”, ao mesmo tempo que busca observar as contribuições das perspectivas autobiográficas para os processos de criação de um artista que busca conexões críticas e poéticas entre as esferas pessoais e sociais de seu fazer em Artes Visuais. Na costura teórica e conceitual entre Lejeune, Arfuch, Doubrovsky/Faedrich, Josso e Rodrigues, entremeada pelos processos de criação, observo como se dá o deslocamento do ato autobiográfico ao gesto autobiopoético, propondo contribuir para o aprofundamento das reflexões sobre as especificidades do autobiográfico no contexto das pesquisas em poéticas artísticas e processos de criação, especialmente no campo das Artes Visuais. Esse entrelace instaura uma prática artística que resulta no quadrinho UmDon, em que crio uma entidade chamada Ser Árvore que, à medida que ganha vida, proporciona o entendimento de quem sou e como tenho habitado o mundo. Se a autobiografia pode ser compreendida como a escrita da própria vida, nesta tese proponho a autobiopoética como um fazer arte que cria e recria a própria vida. É assim que, ao pensar e existir como uma árvore no contexto de um projeto artístico, permito-me partir da minha história para vislumbrar a nossa espécie como um Ser Floresta, num processo de criação que resulta do desejo do artista e professor por ativar coletividades e conexões vitais com Gaia.

Palavras-chave: Autobiopoética; Autobiografia; Pesquisa Autobiográfica em Arte; Artes Visuais; Quadrinhos.

ALVES, D. G. De UmDon a Ser Árvore: processos de criação autobiopoéticos. 2025. 299 f. Tese (Doutorado em Arte e Cultura Visual) – Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2025.

Link: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/14760