A defesa de doutorado de Don Gomes Alves, artista, professor (UFT) e pesquisador integrante do NuPAA, vinculado à linha de pesquisa Materialidades e Imaterialidades Auto/Biográficas nas Poéticas Artísticas e Processos de Criação, acontecerá no dia 11 de agosto de 2025 (segunda-feira), às 8h30min (horário de Brasília), online – o link para a sala do Google Meet está disponível no card de divulgação.
Esta é a primeira defesa de doutorado no contexto das atividades do grupo de pesquisa NuPAA/UFG/CNPq, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual, da FAV/UFG. Portanto, estamos em festa! E convidamos a tod@s para celebrar este momento conosco. Parabenizamos Don Gomes Alves pela caminhada trilhada até aqui, com tantas contribuições para as investigações que temos realizado em nosso grupo de pesquisa sobre o gesto autobiográfico nas poéticas artísticas e processos de criação.
A pesquisa foi conduzida no período de 2021 a 2025 na Linha B do PPGACV/FAV/UFG, sob orientação da Profa. Dra. Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues:
Área de concentração: Artes, Cultura e Visualidades.
Linha de Pesquisa B: Poéticas Artísticas e Processos de Criação – Investigação de cunho teórico-prático do fazer artístico e seus processos de criação. Pesquisa de técnicas, materiais e suportes na produção do trabalho artístico. Estudo e experimentação de articulações entre teorias, narrativas e linguagens na produção de poéticas artísticas, com ênfase dos processos de criação.
Título da pesquisa: DE UMDON A SER ÁRVORE: PROCESSOS DE CRIAÇÃO AUTOBIOPOÉTICOS
Resumo: Nesta pesquisa autobiográfica em arte, experimento aproximações entre processos de criação em Artes Visuais, perspectivas autobiográficas e consciência planetária para compreender o movimento peculiar que emergiu em minha pesquisa artística quando decidi entrelaçar memórias, histórias, arquivos, anseios de infância e juventude aos fazeres do artista e professor que hoje busca saber quem é e quem deseja vir a ser em meio aos seus processos críticos, poéticos e políticos de conexão com o planeta Terra. Nesta tese apresento, portanto, o conceito de autobiopoética como possibilidade de pensar o autobiográfico como um fazer que transborda a “grafia”, ao mesmo tempo que busco observar as contribuições das perspectivas autobiográficas para os processos de criação de um artista que busca conexões críticas e poéticas entre as esferas pessoais e sociais de seu fazer em Artes Visuais. Na costura teórica e conceitual entre Lejeune, Arfuch, Doubrovsky/Faedrich, Josso e Rodrigues, entremeada pelos processos de criação, observo como se dá o deslocamento do ato autobiográfico ao gesto autobiopoético, propondo contribuir para o aprofundamento das reflexões sobre as especificidades do autobiográfico no contexto das pesquisas em poéticas artísticas e processos de criação, especialmente no campo das Artes Visuais. Esse entrelace instaura uma prática artística que resulta no quadrinho UmDon, em que crio uma entidade chamada Ser Árvore que, à medida que ganha vida, proporciona o entendimento de quem sou e como tenho habitado o mundo. Se a autobiografia pode ser compreendida como a escrita da própria vida, nesta tese proponho a autobiopoética como um fazer arte que, em simbiose com o viver, cria e recria a própria vida. É assim que, ao pensar e existir como uma árvore no contexto de um projeto artístico, permito-me partir da minha história para vislumbrar a nossa espécie como um Ser Floresta, num processo de criação que resulta do desejo do artista e professor por ativar coletividades e conexões vitais com Gaia.
Palavras-chave: Autobiopoética; Autobiografia; Pesquisa Autobiográfica em Arte; Artes Visuais; Quadrinhos.
Banca examinadora:
Presidente da banca: Profa. Dra. Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues (PPGACV/UFG)
Membra titular externa: Profa. Dra. Cláudia Mariza Mattos Brandão (PPGArtes/UFPel)
Membro titular externo : Prof. Dr. Rodrigo Matos de Souza (PPGDH/UnB)
Membro titular interno: Prof. Dr. Cláudio Aleixo Rocha (PPGACV/UFG)
Membro titular interno: Prof. Dr. Elinaldo da Silva Meira (PPGACV/UFG)
Membro suplente externo: Prof. Dr. Gazy Andraus (IFSP/Campus São José do Rio Preto)
Membra suplente interna: Profa. Dra. Lilian Ucker Perotto (PPGACV/UFG)




*Créditos da diagramação da tese, confecção do material de divulgação e registros fotográficos: Karinne Di Angelis.