[CONVITE]
Na quarta-feira, dia 2 de julho, a partir das 14h na sala 19 da FAV/UFG, acontecerá a mostra de filmes 1º Corte Autobiográfico.
O conjunto audiovisual apresentado reflete os estudos e experimentações de artistas pesquisadoras/es de mestrado, doutorado, bem como de alun@s especiais que participaram da disciplina Tópicos B – Autorrepresentação e Autobiografia nos Processos de Criação: dimensões críticas e poéticas, ministrada em 2025/1 pelas professoras Rosa Maria Berardo e Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues, docentes da Linha B do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV) da Faculdade de Artes Visuais (FAV), da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Como aponta a curadora, Angélica Rodrigues, “A mostra 1º Corte Autobiográfico reúne filmes e vídeos que se escrevem na pele, na memória, no gesto e no som. São narrativas visuais que tomam o risco de dizer “eu”, não como espelho de uma verdade interior, mas como um gesto político de si. Aqui, o autobiográfico é movimento, performance, montagem, ruído, experimento, ensaio. Entre corpos esgarçados, cidades que falam, memórias da infância, ancestralidades e deslocamentos, os trabalhos tensionam a representação e reivindicam a autoria de suas histórias. […]”
Confiram a lista de filmes/vídeos em exibição:
RA;VA;NA – Ravana Lobo, 5’
Pretu di funguli: existir na resistência – David Dombaxi, 6’40”
Minha infância Cristianística, além da imposição – Cristiano Sousa, 2’42”
Fora do centro, perto de mim – Angélica Rodrigues Lima, 11’16”
Meu Espaço no Nós – Andreyna Alves, 9’50”
Asas Invisíveis – Kenia Estevam de Castro, 13’
Corpo em esgarçamento – Luiza Camelo, 4’30”
Troca de pele – Bruna Mazzotti, 4’10”
Entre a mulher como imagem e o homem como dono do olhar – Camila Borges, 7’
Cadáveres urbanos – João Almeida, 9’30”
O Vazio – Herbert Charles, 11’30”
A moça do figo – Lidiane Satie, 6’15”
*Identidade visual: Herbert Charles e Cristiano Sousa










