MEU LÍBANO FOI UMA MULHER: UMA PESQUISA AUTOBIOGRÁFICA EM ARTE, por Luiza Domingos Barra

No dia 8 de maio, Luiza Domingos Barra, doutoranda da Linha B – Poéticas Artísticas e Processos de Criação, do Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual (PPGACV), da Faculdade de Artes Visuais (FAV), da Universidade Federal de Goiás (UFG), apresentará sua pesquisa artística no I Encontro de Estudos Árabes em Diálogo, promovido pelo Centro de Estudos Árabes (CEAR-USP) e pelo Departamento de Letras Orientais (DLO-USP).

Conforme a organização do evento, “a presente edição reunirá docentes e discentes de universidades de todo o Brasil que realizam pesquisas nos estudos árabes ou que dialogam, de alguma forma, com a língua, a história e a cultura árabes”. O encontro acontecerá na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo (USP), de 5 a 8 de maio de 2025, com apresentações nos modos presencial e online.

Fonte: https://www.instagram.com/p/DI1IjqNuCml/?igsh=cTM0MWFqdGI2Ymxmhttps://www.instagram.com/p/DI1IjqNuCml/?igsh=cTM0MWFqdGI2Ymxm

Como aponta Luiza, sua comunicação oral intitulada MEU LÍBANO FOI UMA MULHER: UMA PESQUISA AUTOBIOGRAFICA EM ARTE “busca apresentar o projeto de pesquisa atualmente em desenvolvimento no doutorado, assim como o trabalho realizado durante o mestrado, cujo objetivo foi a criação de obras em artes visuais a partir de fotografias do acervo familiar – incluindo registros feitos no Líbano nos anos 1950 e colecionados por minha bisavó desde sua imigração para o Brasil.”

A programação está disponível aqui.

O caderno de resumos pode ser acessado aqui.

Luiza Domingos, sêmolas, 2022. Livro de artista (detalhe). Exposição: antes que acabe em nós o nosso desejo, agosto de 2022, Vila Cultural Cora Coralina, Goiânia. Fonte: arquivo da artista.

Luiza Domingos Barra é Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Arte e Cultura Visual (PPGACV) na Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG), na linha de pesquisa Poéticas Artísticas e Processos de Criação. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas (NuPAA/UFG/CNPq), sua pesquisa percorre os estudos autobiográficos na arte relacionados à ancestralidade árabe e aos feminismos contracoloniais. Participa também das atividades do Centro de Estudos Árabes e Islâmicos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Grupo de Pesquisa Feminismos nas Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/CNPq). Possui Licenciatura em Artes Visuais (2018) e Bacharelado em Artes Visuais (2019) pela Universidade Federal de Uberlândia (IARTE/UFU).

Lattes: https://lattes.cnpq.br/0044770400689689

Contato: luiza_barra@discente.ufg.br

Luiza Domingos, o voar rouba algo do ladrão, 2023. Ensaio visual, fotografia digital (detalhe). Fonte: arquivo da artista.

Apresentação: a partir de 2:25:50