Informamos que a dissertação do Mestre em Arte e Cultura Visual, Bernardo de Morais Pinto, está disponível no repositório do Sistema de Bibliotecas da UFG e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD.
Tempo da Bestage: poéticas autobiogeográficas de coexistência
Resumo: Esta pesquisa coloca em diálogo os campos da Arte, da Cultura Visual, da Autobiografia e do Pensamento Ecológico para investigar artisticamente o Antropoceno a partir de experiências autobiográficas com o território norte mineiro. Por meio de uma prática artística que se orienta pela autobiogeografia, enuncio lugares ético-político-estéticos como ação contracolonial que cartografa processualmente o que chamo de “tempo da bestage”. Apresento, como resultados da investigação, uma série de obras realizadas entre 2020 e 2024, oriundas das estratégias poéticas que criei para herdar sem negar os desafios das ruínas de nossos tempos. Palavras-chave: Poéticas Artísticas; Pesquisa Autobiográfica em Arte; Autobiogeografia; Coexistência.
PINTO, B. M. Tempo da bestage: poéticas autobiogeográficas de coexistência. 2024. 121 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) – Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2024.