Roda de Histórias – com Bruna Mazzotti


Convidamos a tod@s para participar da segunda RODA DE HISTÓRIAS organizada e coordenada pelo Núcleo NuPAA Museu da Pessoa! Desta vez, contaremos com as histórias contadas pela artista Bruna Mazzotti, que abordará trabalhos artísticos apresentados em sua última exposição individual intitulada Sobre o amor e suas formas, realizada no Museu de Artes Plásticas – MAPA, em Anápolis, Goiás. Dentre eles estão as performances Trabalho de mimetização (2024-2025) e Tentativa de atração (desde 2024), bem como obras em outras linguagens como o desenho, a pintura e o objeto.

A Roda acontecerá no dia 29/01, online, das 15h às 16h30. São 15 vagas e as inscrições podem ser feitas até o dia 28/01 pelo formulário disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeMSYfwxThje-oqHVjrGcxBLbT3fA5zRdeB8KGTtx7twGRYDA/viewform

*Haverá certificado de atividade de extensão para as pessoas que assinarem a lista de presença a ser enviada no final do encontro.

**Haverá tradução simultânea em Libras nesta Roda de Histórias.

***Esta atividade faz parte de um projeto contemplado pelo edital “Ações Formativas” da Lei Paulo Gustavo.

Bruna Mazzotti é professora e artista da performance. Doutoranda em Arte e Cultura Visual, Linha de Pesquisa Poéticas Artísticas e Processos de Criação, no PPGACV/FAV/UFG. É Mestra em Artes Visuais, Linha de Pesquisa Poéticas Interdisciplinares, pelo PPGAV/EBA/UFRJ. Especialista em Ensino de Artes Visuais pelo Colégio Pedro II e licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atua na área de Poéticas Visuais com ênfase em: performance arte, instalação, intervenção, objetos, escrita aliada ao Tarô e práticas colaborativas/participativas para expandir lugares de enunciação. Integra o CPA/ANPAP, o grupo de pesquisa NuPAA/FAV/UFG/CNPq e a equipe do Núcleo NuPAA Museu da Pessoa (2023/2026).

O que são as Rodas de Histórias?  São espaços de acolhimento de histórias sobre os processos de criação contadas por artistas que integram a Roda.  

Qual é a dinâmica?
> As Rodas de Histórias contam com no máximo 15 pessoas.
> Cada Roda de Histórias tem 1h30 de duração.
> Um/a artista é convidado/a a contar o seu fazer por no máximo 30 minutos.
> Uma pessoa da Roda é elencada para fazer a Roda girar, lançando uma questão-chave às demais pessoas da Roda a partir dos temas emergentes na fala da/o artista convidada/o. 
> A questão-chave não deve ser respondida, mas sim, ativar outras histórias sobre o fazer contadas pelas demais pessoas presentes na Roda.
> Cada pessoa inicia dizendo seu nome e o título dos trabalhos artísticos sobre os quais vai contar. Ao terminar a história, para indicar que a palavra está na Roda, a pessoa que conta a história anuncia: “Assim contei o meu fazer”.

 Acordos para que a Roda gire
> Uma Roda de Histórias é um espaço seguro de escuta e acolhimento, não é um espaço para julgamentos e/ou crítica.
> A Roda de Histórias busca estimular narrativas que articulem projetos artísticos, processos de criação e experiências de vida. Portanto, opta-se pela via da narração, da contação de histórias, não necessariamente passando pelo discurso acadêmico.
> A/o artista convidado/a inicia a Roda contando algo sobre o seu fazer, entrelaçando-o com o viver, buscando partir de projetos artísticos de sua autoria.
> Em seguida, a palavra é colocada na Roda e as/os demais artistas são convidadas/os a contar suas histórias a partir da questão geradora lançada pela pessoa que está na mediação.
> É importante que todas as pessoas da Roda estejam atentas e presentes, com as câmeras ligadas, para que haja engajamento e laços possam ser criados, fortalecendo esta pequena comunidade de artistas que contam e ouvem histórias sobre o fazer e o viver. 
> Criar e fortalecer laços desta comunidade artística é um dos objetivos das Rodas de Histórias.

As Rodas de Histórias fazem parte do Projeto de Extensão PJ007-2024 Contar o fazer: das escritas de vida aos escritosde artista. O objetivo do projeto é oferecer um espaço dinâmico de formação continuada a artistas que estejam interessadas/os em desenvolver projetos artísticos na intersecção das Artes com o campo dos Estudos Auto/Biográficos. As atividades destinam-se a artistas da comunidade interna e externa à UFG que, mediadas/os por estudantes de artes (graduação e pós-graduação), professoras/es dos cursos de artes da UFG e pesquisadoras/es artistas parceiras/os do grupo de pesquisa NuPAA/UFG/CNPq, participarão de Rodas de Histórias para exercitar modos de ouvir e contar o fazer e o viver nas Artes, de forma a articular narrativas sobre suas práticas artísticas. Espera-se contribuir para suas práticas, escritos e discursos de artista.

Esta é uma ação do Núcleo NuPAA Museu da Pessoa,o primeiro Núcleo do Museu da Pessoa do Estado de Goiás. Nasceu em 2023, a partir do reconhecimento da vocação extensionista do grupo de pesquisa Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas – NuPAA/UFG/CNPq desde a sua fundação, em 2017. Vinculado ao projeto de extensão guarda-chuva PJ007-2024 Contar o fazer: das escritas de vida aos escritos de artista (PROEC/FAV/UFG), o Núcleo NuPAA Museu da Pessoa é formado por uma equipe de artistas pesquisadoras/es que buscam investigar, registrar e socializar a memória de artistas que integram ou já integraram o NuPAA, com especial atenção aos percursos formativos, às escolhas profissionais, fazeres artísticos, bem como estratégias de circulação e permanência nos diversos circuitos da área de Artes (ensino, pesquisa, extensão, produção cultural, mercado, associações e demais entidades com ou sem fins lucrativos). A missão do Núcleo NuPAA Museu da Pessoa é se transformar num centro de referência para estímulo, registro e socialização da memória de artistas, com ênfase nas histórias de vida entrelaçadas ao fazer artístico, aos processos de criação e formação de artistas. A metodologia utilizada se beneficia da Tecnologia Social da Memória (Museu da Pessoa, 2009) e dialoga com outras abordagens, como a Pesquisa Autobiográfica em Arte (Rodrigues, 2021), o Círculo de Cultura (Paulo Freire), a Pesquisa Narrativa e a Pesquisa (Auto)Biográfica.

www.nupaa.org

https://www.instagram.com/nucleonupaa

https://www.instagram.com/nupaa_favufg