Informamos que a dissertação do Mestre em Arte e Cultura Visual, Kassius Brunno Souza, está disponível no repositório do Sistema de Bibliotecas da UFG e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD.
Arquiteturas da infância: uma construção de memórias
Resumo: Arquiteturas da infância é uma pesquisa que investiga a intersecção entre infância e arquitetura através das relações corpo-memória-espaço e da (re)criação do que chamo de estruturas poéticoespaciais – a casa, a igreja, a escola e a rua, pela prática artística em diversos meios e linguagens. A metodologia é composta pela escrita poética e o trabalho em ateliê, impulsionada pela abordagem Pesquisa Autobiográfica em Arte (Rodrigues, 2021). Nesse processo, também busco criar diálogos entre a poética do espaço de Bachelard (2008) e o espaço biográfico de Arfuch (2010) para compreender o corpo de obra como um meio de instaurar uma poética do espaço biográfico. Tal espaço é originado, nesta pesquisa, pela fabulação e pelo devaneio conduzidos por uma prática de si que convoca a escrita, a infância, as artes visuais e a arquitetura para, juntas, possibilitarem uma construção de memórias. Palavras-chave: Arquitetura; Artes Visuais; Pesquisa Autobiográfica em Arte; Memória; Poéticas Artísticas.
SOUZA, K. B. Arquiteturas da infância: uma construção de memórias. 2024. 159 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) – Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2024.