Informamos que a dissertação da Mestra em Arte e Cultura Visual, Julia Macedo Berardo, está disponível no repositório do Sistema de Bibliotecas da UFG e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD.
Vertebral: um olhar feminino crítico sobre a representação da mulher flexível
Resumo: Esta é uma pesquisa autobiográfica em arte, desenvolvida em nível de mestrado na linha de pesquisa Poéticas Artísticas e Processos de Criação, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O objetivo da pesquisa foi realizar uma produção audiovisual a partir de um exercício crítico e poético sobre a presença e representação da mulher no circo, buscando endereçar os obstáculos e violências invisíveis sofridas por atletas e artistas na performance das artes circenses partindo, para tanto, da minha experiência como mulher e artista. Com o suporte do pensamento crítico feminista e impulsionada pelo estudo histórico da presença da mulher no circo, crio uma performance audiovisual multimídia, buscando confrontar as representações machistas e fetichizadas das atletas, e abrindo brechas para outras formas de ser e ver o corpo feminino nas expressões circenses. Neste texto dialogo com autoras latino-americanas como Bosch (2019), Losada (2021), Orellana (2020) e Varejão (2020). De forma complementar, o arcabouço teórico da pesquisa foi composto por Bleiberg (2005), Guhl e Koner (2017), e Qifeng (1985) a fim de traçar um panorama histórico. No que tange à representação artística multimídia e à linguagem cinematográfica, a produção da minha poética audiovisual embasada pelo levantamento e análise realizados foi composta por autores como Martin (2003) e pelas minhas próprias referências desde o lugar de mulher, artista, contorcionista circense e produtora audiovisual multimídia. Palavras-chave: Artes Visuais; Representação feminina; Performance circense; Arte multimídia; Circo.
BERARDO, J. M. Vertebral: um olhar feminino crítico sobre a representação da mulher flexível. 2023. 238 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) – Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2023.