Desde 2023, o NuPAA é também um Núcleo do Museu da Pessoa: https://www.nucleosmuseudapessoa.org/
O Núcleo NuPAA do Museu da Pessoa nasceu em 2023, a partir do reconhecimento da vocação extensionista de algumas atividades desenvolvidas pelo grupo de pesquisa Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas – NuPAA/UFG/CNPq desde a sua fundação, em 2017, com destaque para as seguintes proposições:
- #NuPAAConvida: série de encontros com artistas que investigam o auto/biográfico. Os encontros são online, abertos a todos os públicos e gratuitos. Em 2022, recebemos Filipa Pontes, Caroene Neves, Coletivo Costuras Urbanas, Taciano Soares, Tauana Moraes e Tatiana Tavares – https://nupaa.org/category/nupaaconvida/
- Ciclo de Práticas Decoloniais: série de cursos de extensão criada para atender às demandas de artistas e arte-educadoras/es com foco no estímulo à reflexão e à prática artística em diálogo com o pensamento crítico na contemporaneidade. Foram ofertados os seguintes módulos em 2022: 1) Desmecanizando o corpo cotidiano – com Silvia Paes; 2) Percursos criativos e processos de montagem com colagem – com Wolney Fernandes; 3) A arte de pensar com as plantas – com Brígida Campbell; 4) Práticas autobiogeográficas, axétetura, retomada das imagens entre outras coisas – com Hariel Revignet; 5) Habitar outros desenhos, desenhar outros lugares – com Glayson Arcanjo; 6) Cartografia das Urgências: arte, territorialidades e política – com Elisa Dassoler e Gabriela Leirias. O Ciclo resultou na publicação de um livro eletrônico contendo reflexões e criações das pessoas que participaram dos módulos: https://drive.google.com/file/d/1_YVocB46xIuYNgcXnjIvia59gmAY3blf/view?usp=sharing
- Simpósios do NuPAA – SiNuPAA: compartilhamento público dos resultados artísticos das investigações em andamento no grupo de pesquisa. Foram realizados três encontros: 2017, 2020 e 2021. Nesse contextos, duas exposições foram realizadas: Tecelume (virtual), em 2020, e antes que acabe em nós nosso desejo, em 2022, na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia.
A primeira ação do Núcleo NuPAA Museu da Pessoa foi cadastrar o Projeto de Extensão PJ007-2024 Contar o fazer: das escritas de vida aos escritos de artista (Proec/FAV/UFG), voltado a artistas e demais pessoas interessadas em aprofundar a investigação sobre poéticas artísticas e processos de criação no contexto dos estudos auto/biográficos. O objetivo principal é oferecer um espaço dinâmico de formação continuada a artistas externas/os à UFG que estejam interessadas/os em desenvolver projetos artísticos na intersecção das Artes com o campo dos Estudos Auto/Biográficos. Este projeto de extensão surge como resposta às demandas que emergiram das atividades de pesquisa que o grupo Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas – NuPAA/UFG/CNPq ofertou ao público externo entre os anos 2020 e 2023, momento em que ficou evidente o grande interesse da comunidade artística externa à UFG em dar continuidade ao trabalho iniciado no grupo de pesquisa sobre os temas poéticas artísticas, processos de criação e estudos auto/biográficos. Ao analisarmos mais profundamente a vocação extensionista do NuPAA, elaboramos este projeto de extensão a partir de uma metodologia que evoca a Pesquisa Autobiográfica em Arte (Rodrigues, 2021), a Tecnologia Social da Memória (Museu da Pessoa, 2009), o Círculo de Cultura (Paulo Freire), e abordagens da Pesquisa Narrativa e Pesquisa (Auto)Biográfica que possam ser úteis ao estímulo dos projetos artísticos em debate. A presente proposta destina-se, então, a artistas da comunidade externa que, mediadas/os por estudantes (graduação e pós-graduação), pesquisadoras/es e professoras/es da UFG, participarão de Rodas de Fazeres e Rodas de Histórias para exercitar modos de contar o fazer e o viver: orais, escritos, visuais, audiovisuais, dentre outros.
A primeira Roda de Fazeres aconteceu no primeiro semestre de 2024, com o seminário Arquiteturas da Infância, coordenado pelo artista Kassius Brunno.
Agora, lançamos a primeira Roda de Histórias, com a participação do artista Frederico Dinis, pesquisador que passou a integrar o NuPAA no segundo semestre de 2024. No dia 20 de novembro, das 14h às 15h30, receberemos Frederico para uma conversa sobre a vida e o fazer. Para se inscrever, é só preencher o formulário disponível neste link
Celebramos, também, a aprovação de um projeto de pesquisa junto à FAPEG, na Chamada Pública de Apoio para as Áreas de Humanidades. Esta será a primeira ação financiada desenvolvida em 2025 e 2026 pelo Núcleo NuPAA Museu da Pessoa.
Para acompanhar nossos movimentos é só acompanhar o perfil do Núcleo no Instagram.
Núcleo NuPAA Museu da Pessoa (2023-2024)
Coordenação: Profa. Dra. Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues (PPGACV/FAV/UFG)
Equipe: Bruna Mazzotti Quintanilha (PPGACV/FAV/UFG); Daniela Alves Marques (PPGACV/FAV/UFG); Luiza Domingos Barra (PPGACV/FAV/UFG); Matheus Vieira Santos (PROBEC/UFG)