O NuPAA dá as boas-vindas à Tatiana Brandão de Araújo que, em setembro deste ano, iniciou seu percurso como pesquisadora de pós-doutorado no NuPAA e na linha de pesquisa Poéticas Artísticas e Processos de Criação do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual – #PPGACV da #FAVUFG, sob supervisão da professora Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues.
Tatiana é historiadora e agora se dedica a uma pesquisa artística que convoca arquivos pessoais aos processos de criação em audiovisual.

Sobre o projeto, ela nos conta:
“O projeto tem como objetivo investigar as discussões e práticas autobiográficas no contexto das artes visuais e do audiovisual (seja vídeoarte ou documentário) tendo como objeto um arquivo pessoal de filmes em Super 8 (das décadas de 1970 e 1980) e VHS (da década de 1990). Junto com as questões teóricas da área, a proposta abarca a produção de uma obra visual em vídeo com os materiais do arquivo familiar, propondo dialogar e ressignificar tais imagens através de diferentes possibilidades oferecidas pela criação poética. Considero que a elaboração de produção visual com objetos fragmentários como esses arquivos, possibilita o estabelecimento de um espaço de debate sobre a importância de produções visuais como videoarte e documentário, nos processos de ressignificação das próprias memórias e de como nos relacionamos com elas. O referido projeto apoia-se em autores como Leonor Arfuch, Philippe Dubois e Patricia Zimmermann.”
Palavras-chave: Filmes domésticos, autobiografia, videoarte
Bem-vinda ao NuPAA, Tatiana! Sua pesquisa certamente contribuirá para os debates e reflexões que temos nutrido no grupo de pesquisa sobre as linguagens e formas de expressão do auto/biográfico na prática artística hoje. Que seja um tempo de excelentes trocas e criações entre Rio Grande, Goiânia e além! 👏🏻👏🏻👏🏻
*Nas imagens: apresentação do projeto de pós-doutorado Rebobinando Filmes e Memórias: um exercício poético e autobiográfico na Semana de Acolhimento do #PPGACV, realizada no dia 7 de novembro de 2023, às 14h.



