O NuPAA dá as boas-vindas à estudante do curso Artes Visuais Bacharelado da FAV/UFG, Alessandra Pires dos Santos Silva, que inicia hoje seu percurso como artista pesquisadora no Programa de Iniciação à Pesquisa – PIP/UFG, bolsista PIBIC-UFG, uma das 1530 pessoas que integram o programa 2023/2024.

A pesquisa artística delineada por Alessandra é a seguinte:
Vogue Femme: uma prática em performance como tecnologia ancestral de sobrevivência Trans, negra e marginalizada
Sobre o plano de pesquisa: “Neste plano de trabalho iremos investigar a dança Vogue no contexto da Cultura Ballroom, especificamente a estética Vogue Femme, com o objetivo de estimular um fazer artístico em performance que se constitua como tecnologia ancestral de sobrevivência na minha vida, como travesti negra, artista e pesquisadora. Para tanto, utilizaremos a abordagem Pesquisa Autobiográfica em Arte (RODRIGUES, 2021). Este plano de trabalho é aderente aos objetivos do projeto de pesquisa “Práticas Artísticas Autobiográficas: intersecções entre prática artística, escritas de vida edecolonialidade” e através dele propomos estimular poéticas artísticas e processos de criação inspirados na Cultura Ballroom e que se constituam como um processo poético e político de resistência e sobrevivência para pessoas trans, negras e marginalizadas.”
Bem-vinda ao NuPAA, Alessandra, parabéns pela proposta de pesquisa tão relevante. Que seja um tempo bom de aprendizado, formação para a pesquisa artística, aprofundamento no seu tema de interesse e estímulo aos seus processos de criação.





*Nas imagens: reunião PIP-UFG, Centro de Eventos, 26 de novembro de 2023.
Mais detalhes: https://prpi.ufg.br/n/reuniao-geral-iniciacao-a-pesquisa-pip-novo-ciclo