Informamos que a dissertação da Mestra em Arte e Cultura Visual, Julliana Rodrigues de Oliveira, está disponível no repositório do Sistema de Bibliotecas da UFG e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD.
Anuviô
Resumo: Esta pesquisa constitui-se como um caminhar para desanuviar, um processo de desenrolar ideias, clarear a mente, encontrar os fios da meada. Foi algo que precisei fazer a partir do momento em que recebi a notícia que catalisou todo este processo de investigação artística desde o seu projeto: a de que minha avó materna, Dona Leonor, havia falecido, em março de 2020, início da pandemia de COVID-19. O objetivo principal da pesquisa é demonstrar como os elementos autobiográficos, materiais e imateriais, catalisam poéticas artísticas e processos de criação na confluência da arte com a cultura visual de forma crítica e política. Portanto, esta é uma pesquisa autobiográfica em arte, busca investigar uma prática artística que culmina do entrelaçamento da pesquisa artística com as histórias de vida a partir da experiência com o luto. Autobiografo em vida e performance e gero imagens e visualidades para lutar contra a colonização de minhas memórias, por meio de um fazer autobiográfico que é exercício político de reivindicação de voz em uma era de apagamentos. Ressalto que este escrito não constitui uma autobiografia no sentido estrito, ou seja, uma autobiografia como gênero literário. Este escrito dá corpo e forma a uma dissertação de mestrado que se ocupa da reflexividade para identificar os elementos autobiográficos que vão sendo incorporados a uma produção artística que aponta para estratégias que já vinham sendo construídas junto ao Coletivo Bunker, coletivo de performance do qual participo há anos. Aspectos como a relação com o corpo e a investigação sobre os afetos vão sendo articulados através de um fazer arte e vida que se expressa através da caminhada e dos fios. Palavras-chave: Performance; Artes Visuais; Práticas Artísticas Autobiográficas; Luto; Afeto.
OLIVEIRA, J. R. Anuviô. 2023. 253 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2023.