A defesa de mestrado de Julia Macedo Berardo, artista integrante do NuPAA vinculada à linha de pesquisa “Materialidades e Imaterialidades Auto/Biográficas nas Poéticas Artísticas e Processos de Criação”, acontecerá no dia 21 de setembro (quinta-feira), às 8h30 (horário de Brasília), online – o link para a sala do Google Meet está disponível no ig do @ppgacv_ufg. A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual, da FAV/UFG, no período de 2021 a 2023.
Área de concentração: Artes, Cultura e Visualidades.
Linha de Pesquisa B: Poéticas Artísticas e Processos de Criação – Investigação de cunho teórico-prático do fazer artístico e seus processos de criação. Pesquisa de técnicas, materiais e suportes na produção do trabalho artístico. Estudo e experimentação de articulações entre teorias, narrativas e linguagens na produção de poéticas artísticas, com ênfase dos processos de criação.
Título da pesquisa: Vertebral: um olhar feminino crítico sobre a representação da mulher flexível
Resumo: Esta é uma pesquisa autobiográfica em arte, desenvolvida em nível de mestrado na linha de pesquisa Poéticas Artísticas e Processos de Criação, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O objetivo da pesquisa foi realizar uma produção audiovisual a partir de um exercício crítico e poético sobre a presença e representação da mulher no circo, buscando endereçar os obstáculos e violências invisíveis sofridas por atletas e artistas na performance das artes circenses partindo, para tanto, da minha experiência como mulher e artista. Com o suporte do pensamento crítico feminista e impulsionada pelo estudo histórico da presença da mulher no circo, crio uma performance audiovisual multimídia, buscando confrontar as representações machistas e fetichizadas das atletas, e abrindo brechas para outras formas de ser e ver o corpo feminino nas expressões circenses. Neste texto dialogo com autoras latino-americanas como Bosch (2019), Losada (2021), Orellana (2020) e Varejão (2020). De forma complementar, o arcabouço teórico da pesquisa foi composto por Bleiberg (2005), Guhl e Koner (2017), e Qifeng (1985) a fim de traçar um panorama histórico. No que tange à representação artística multimídia e à linguagem cinematográfica, a produção da minha poética audiovisual embasada pelo levantamento e análise realizados foi composta por autores como Martin (2003) e pelas minhas próprias referências desde o lugar de mulher, artista, contorcionista circense e produtora audiovisual multimídia.
Palavras-chave: Artes Visuais; Representação Feminina; Performance Circense; Arte Multimídia; Circo.
Banca examinadora:
Orientadora e presidente da banca (PPGACV): Profa. Dra. Manoela dos Anjos Afonso Rodrigues
Membro titular externo (UFSC): Profa. Dra. Gabriela Canale Miola
Membro titular externo (FEFD/UFG): Profa. Dra. Ana Reis Nascimento
Membro suplente externa (FAC/UnB): Prof. Dra. Denise Moraes Cavalcanti
Membro suplente interno (PPGACV): Prof. Dr. Glauco B. Ferreira
